Júlia Amorim, presidente da Câmara Municipal de Constância e Ateneu Artístico Cartaxense são Personalidades do Ano na Política e na Cultura

Ateneu Artístico Cartaxense
Personalidade do Ano – Cultura
O Ateneu Artístico Cartaxense, inicialmente denominado de Grémio Artístico Cartaxense, foi fundado a 1 de Dezembro de 1880 com o objectivo de promover o desporto amador e actividades culturais e recreativas. Um dos momentos altos da sua história enquanto colectividade foi a construção de uma sede própria no Largo Vasco da Gama. Foi a partir da concretização desse antigo sonho (a inauguração ocorreu em Novembro de 1970) que a colectividade passou a ter condições para alargar as suas actividades e acolher mais praticantes. A 26 de Fevereiro de 1982, o Ateneu foi distinguido pelo secretário de Estado dos Desportos com a medalha de “Bons Serviços de Educação Física”, pelo esforço desenvolvido na prática e fomento desportivo. Ao longo dos anos, muitos têm sido os títulos conquistados, tanto a nível nacional como internacional. Entre as principais actividades promovidas pelo Ateneu constam ginástica, motricidade, fitness/aeróbica, trampolins, tumbling, natação, atletismo, pesca desportiva, basquetebol, judo, ioga, ténis, ténis de mesa, xadrez, tiro com arco e campismo/montanhismo. A dança é outra secção dinâmica do Ateneu, promovendo regularmente aulas de ballet, danças orientais, hip-hop e danças latino-americanas.

Júlia Amorim, Presidente da câmara municipal de Constância
Personalidade do Ano Política Feminino
Nas últimas eleições autárquicas, Júlia Amorim tornou-se a primeira mulher a liderar a Câmara Municipal de Constância. Antes foi presidente de junta, vereadora e vice-presidente do município, sempre eleita pela CDU. Militante comunista num concelho onde o PCP tem reduzida expressão para lá das eleições autárquicas, a autarca considera que esse ideal está cada vez mais actual. Assume-se como feminista moderada a quem não falta espírito reivindicativo e considera que os políticos devem passar pelos problemas do dia-a-dia, sob pena de perderem o contacto com a realidade. Júlia Amorim nasceu no dia 29 de Junho de 1963 em Constância, tendo feito quase toda a sua vida na vila natal, com excepção do tempo em que estudou na Universidade de Aveiro, onde se licenciou em Biologia e Geologia, e dos poucos anos em que deu aulas em zonas mais distantes. Casada e mãe de uma filha, esta professora de profissão iniciou-se nas lides autárquicas em 1990 quando foi cabeça de lista da CDU à freguesia de Constância, então ainda como independente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s