Santarém está no topo das dádivas de sangue e vai ter monumento ao dador

Concelho é dos que tem mais grupos de dadores do país e o município tem em curso o processo para homenagear quem contribui generosamente para salvar vidas. A novidade foi dada pelo presidente da autarquia durante a recolha de sangue promovida por O MIRANTE em parceria com o Grupo de Dadores de Pernes.

Os dadores de sangue vão ter uma estátua evocativa a instalar junto ao Hospital Distrital de Santarém, numa homenagem a todos os que, no concelho e na região, contribuem com as suas dádivas para essa causa nobre e solidária. A iniciativa é da Câmara de Santarém, um dos concelhos do país que tem mais grupos de dadores e onde se realizam mais campanhas, conforme destacou o presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, durante a recolha que se realizou na manhã de quinta-feira, 12 de Junho, nas instalações de O MIRANTE em Santarém.
Nessa manhã, três dezenas de pessoas participaram na recolha de sangue promovida por O MIRANTE em colaboração com o Grupo de Dadores de Sangue de Pernes e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Com o aproximar das férias de Verão, esta é a altura mais crítica, em que começa a haver mais necessidade de sangue nos hospitais e daí a data escolhida para esta iniciativa anual.
O primeiro a dar sangue foi João Júlio Gaveta, que esteve durante vários anos sem dar sangue e retomou o gesto benemérito no ano passado. Residente em Pernes, aproveitou o facto de estar agora reformado para também colaborar com o Grupo de Dadores de Sangue de Pernes, sendo o vice-presidente da instituição.
Manuel Vargas, sócio do Grupo de Dadores de Sangue de Pernes, recebeu durante a recolha de sangue nas instalações de O MIRANTE o diploma de 10 dádivas. Outro dirigente da associação, Paulo Chora, não deu sangue nesse dia porque tinha dado há menos de três meses. Dador regular desde 2004, realçou que estas iniciativas são importantes e destacou a quantidade de campanhas que são promovidas no concelho durante o ano, graças ao trabalho dos vários grupos.
Durante a recolha de sangue passaram pelas instalações de O MIRANTE os deputados do PSD Carina João Oliveira e Vasco Cunha, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, e a vereadora Susana Pita Soares. Vários carteiros do grupo que estava a fazer uma greve de protesto pelas condições de trabalho na área de Santarém, Almeirim e Alpiarça também aproveitaram para dar sangue, alguns pela primeira vez.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s