Palavras de resistência e esperança na noite de entrega dos prémios Personalidade do Ano

“A luta continua”. Foram com estas palavras que o vocalista e compositor dos Quinta do Bill, Carlos Moisés, encerrou a cerimónia de entrega dos prémios “Personalidade do Ano”, atribuídos por O MIRANTE desde 2005, que decorreu na quinta-feira, 21 de Fevereiro, em Abrantes. Se o actual contexto de crise não escapou nas intervenções dos premiados, palavras de resistência e esperança também ecoaram na sala do cine-teatro S. Pedro.

O vocalista dos Quinta do Bill, distinguidos com o prémio “Personalidade do Ano”, perguntou ainda à plateia se queria que desse o tom para cantar a música de Zeca Afonso, “Grândola, Vila Morena”, tendo recebido muitos aplausos. “Todos começamos muito cedo na música e percebemos que era possível ter uma profissão, só que a recibos verdes, ainda sonhamos com o dia a que possamos ter direito a outra reforma”, disse Carlos Moisés. O músico aproveitou para relembrar que o grupo nasceu em 1987, o mesmo ano de nascimento de O MIRANTE. “Temos muitas coisas em comum. Muita teimosia, muita paixão, muito espírito voluntário no sentido de trabalhar em prol da comunidade, coisas que começam a estar um pouco ausentes por quem deveria representar esses valores”, acrescentou.

O enfermeiro e massagista do Sporting, Mário André, Personalidade do Ano na área do Desporto, recordou o percurso de O MIRANTE que acompanhou desde sempre, apelidando-o de “jornal do desassossego”. Perante as dificuldades que se atravessam, o galardoado deixou uma palavra de incentivo para que todos continuem a ver sempre a cor verde nas páginas do jornal. Não terminou o seu discurso sem recordar o amigo e treinador de futebol de Alpiarça, Mário Lázaro, falecido em Julho do ano passado. “Um dia vamo-nos encontrar e rir, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, referiu.

Pouco depois, também o empresário António Manuel Cardoso, mais conhecido por Nené, que recebeu o prémio na área da tauromaquia, disse ao director geral de O MIRANTE, Joaquim António Emídio, que se for preciso “meter a cabeça no cepo ao lado do jornal” poderá contar consigo. Dedicou ainda o seu prémio a todos os que participam e gostam do mundo tauromáquico.

Numa altura de crise, Luís Ferreira, presidente do Sport Clube Operário de Cem Soldos, distinguido na área do associativismo, chamou a atenção para o “papel redobrado destas casas que lutam para que a cultura, o desporto e o apoio social continuem a existir em Portugal”. “A aldeia de Cem Soldos é o lar de uma comunidade com uma garra que acredita e por acreditar faz-se. Esperamos um dia poder dizer o mesmo do nosso país”, acrescentou.

Na área da cultura, O MIRANTE distinguiu a Sociedade Euterpe Alhandrense (SEA) que celebrou os 150 anos em 2012. “Estamos sediados numa terra que é a mais pequena e envelhecida do concelho de Vila Franca de Xira, mas que tem dado à SEA a capacidade de se renovar”, referiu o presidente Jorge Zacarias. Terminou o discurso citando Raúl Solnado: “Sejam o favor de ser felizes e eu acrescento, apoiando o movimento associativo”.

O prémio de política acabou nas mãos do presidente da Câmara Municipal de Coruche, Dionísio Mendes, cargo que assume desde 2001. “Numa altura em que levamos com uma lei de limitação de mandatos e uma lei dos compromissos que faz tábua rasa da qualidade do desempenho, assistimos à extinção selvagem de algumas freguesias e quando se adivinha uma lei das finanças locais que vai penalizar todas as regiões do interior, reconheço a coragem de O MIRANTE de destacar aqui um autarca e com isso reconhecerem a importância do poder local”, referiu o autarca, que dedicou o prémio a todos que o acompanham.

No feminino, também na área da política, o prémio foi para a deputada do PSD Carina João Oliveira, que referiu que “fazer política no feminino é também nunca esquecer as raízes”, dedicando o prémio a todos os que a elegeram, à sua cidade, Fátima, e ao seu concelho, Ourém, “Que me perdoem as falhas, que me relevem as ausências, mas que sintam parte do meu trabalho porque é para eles que o faço”, concluiu.

Jogadoras e dirigentes do Juventude Amizade e Convívio de Alcanena (JAC) subiram ao palco para receber o prémio Personalidade do Ano Desporto Feminino pelos excelentes resultados que o clube tem alcançado a nível nacional no andebol feminino. “Para nós, uma pequena colectividade de uma pequena localidade, é sempre bom vermos o nosso trabalho reconhecido, especialmente através destas jovens”, referiu um dos dirigentes, Renato Rocha, acrescentando que “o trabalho será sempre a esperança para vencer”.

O prémio cidadania foi parar às mãos de José dos Santos de Jesus, mais conhecido por Bioucas, antigo presidente da Câmara de Abrantes e fundador do Centro de Recuperação Infantil de Abrantes. De poucas conversas e com a sua ironia característica, Bioucas agradeceu o prémio e desejou a todos os presentes uma “boa-noite” e um bom regresso a casa com “bom tempo e sem chuva”, gerando alguns sorrisos.

Alexandre Rodrigues, presidente do Conservatório de Música de Ourém Fátima, premiado na área da cultura, leu dois textos seus sobre a música e a sua aprendizagem, terminando por ressalvar o trabalho da instituição que “chega a toda a população, independentemente do seu estatuto social ou disponibilidade financeira”.

Há 55 anos à frente do Rancho Folclórico “Camponeses de Riachos”, o presidente e ensaiador Joaquim Santana, 78 anos, destacou a “raridade” com que uma pessoa ligada ao folclore é distinguida ao lado de “tão grandes personalidades da região”. Dedicou uma palavra de apreço especial em relação à família que muito sofreu com as suas ausências. “Nestas alturas esquecemos os sacrifícios que passamos”, referiu.

A noite contou com dois momentos musicais proporcionados por alunos do Conservatório de Música de Ourém Fátima. Primeiro subiu ao palco, a aluna de canto Beatriz Carreira, e depois um Quarteto de Cordas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s