O MIRANTE voltou a homenagear grandes personalidades e obras da região

As Personalidades do Ano distinguidas pelo Jornal O MIRANTE simbolizam as grandes obras e pessoas da região e do país. “São aqueles que trabalham diariamente para os outros e nos obrigam a saber estar à altura das nossas responsabilidades”. As palavras são do Ministro dos Assuntos Parlamentares e presidente da Assembleia Municipal de Tomar, Miguel Relvas, que discursou ao receber o prémio de Personalidade do Ano, no final da cerimónia que decorreu na tarde de quinta-feira, 16 de Fevereiro, no Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, enchendo a casa.
O governante, braço direito do actual primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, agradeceu o prémio, o segundo que recebeu além da Nersant.
O prémio de política no masculino foi para o presidente da Câmara Municipal de Benavente, António José Ganhão (CDU), que cumpre o nono mandato à frente da autaraquia aos 66 anos. Só o limite de mandatos o impede de se voltar a candidatar. O vice-presidente do conselho directivo da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e membro do conselho de administração da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo prometeu guardar a distinção na gaveta esquerda do coração onde guarda as melhores coisas da sua vida e garantiu continuar a trabalhar pelo bem estar das populações. Partilhou a distinção com amigos e não esqueceu funcionários, dirigentes e vereadores.
No feminino, na área da política, a premiada foi Lucília Vieira.Depois de acumular uma vasta experiência no Instituto de Emprego e Formação Profissional, onde assumiu cargos de direcção, chegou à Câmara de Ourém em 2009. “Procuro desempenhar o meu papel com rigor, tomar decisões com equidade e justiça, como acho que todos devemos fazer”, agradeceu com humildade.
As irmãs gémeas Ana e Andreia Robalo, prémio desporto no feminino, vice-campeãs do mundo em duplo mini trampolim no Campeonato do Mundo de Ginástica de Trampolins e Tumbling, que se disputou em Inglaterra, integram o Clube de Trampolins de Salvaterra de Magos mas vivem na aldeia da Fajarda, concelho de Coruche. Agradeceram à família e à Câmara de Coruche que ajudou a pagar algumas viagens ao estrangeiro em que as atletas representaram Portugal, bem como à Câmara de Salvaterra, amigos, e dirigentes associativos.
Joana Amendoeira, 29 anos, prémio cultura feminino. é considerada um dos novos rostos do fado embora já pise os palcos há muitos anos e seja uma intérprete sobejamente conhecida em Portugal. A fadista de Santarém consolidou a sua carreira internacional em 2011. gradeceu a O MIRANTE a dedicação e entrega aos artistas ribatejanos e dedicou o prémio a todos os intervenientes do universo do fado do Ribatejo que dão cartas em todo o país e no mundo.
André Gralha, premiado no desporto masculino, agradeceu o prémio e elogiou O MIRANTE pela audácia de distinguir um árbrito de futebol, classe que tem sido falada nos últimos tempos a nível nacional não pelas melhores razões. “Um árbitro de futebol é assediado e a maior parte das vezes criticado”, discursou agradecendo a instituições e família.
Manuel Jorge Martins de Oliveira, cavaleiro tauromáquico com mais de 30 anos de carreira, nascido em Azambuja e a residir no Cartaxo, sentiu-se linsonjeado por receber o prémio da tauromaquia já que toda a vida viveu rodeado de cavalos. Declarou-se defensor das tradições portugueses e mesmo no estrangeiro defendeu sempre o seu país.
Manuel Jorge Martins de Oliveira, cavaleiro tauromáquico com mais de 30 anos de carreira, nascido em Azambuja e a residir no Cartaxo, sentiu-se linsonjeado por receber o prémio da tauromaquia já que toda a vida viveu rodeado de cavalos. Declarou-se defensor das tradições portugueses e mesmo no estrangeiro defendeu sempre o seu país.
A Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, prémio na área do associativimo, foi fundada em 28 de Março de 1877 com o objectivo de manter uma banda filarmónica e implementar uma biblioteca. O representante da direcção da Sociedade agradeceu o prémio que foi recebido por toda a instituição, incluindo directores, funcionários e sócios. É um galardão que se reporta aos quase 135 anos que a instituição tem de vida”.
Álvaro Pinto Correia, engenheiro de formação, desempenhou funções como secretário de Estado da Construção Civil e da Habitação e Urbanismo, foi administrador da Caixa Geral de Depósitos e administrador não executivo da Sociedade Hidroeléctrica de Cahora Bassa. “Toda esta vida foi longa. Fui chamado a fazer muita coisa e tudo o que fiz foi com muito gosto. Ainda estou disponível para fazer mais coisas”, disse recordando as palavras do fundador Joaquim António Emídioe na primeira edição de 16 de novembro de 1987: “Quem nos conhece sabe que somos persistentes. Que não voltamos as coisas ao que se tornou difícil e que não fazemos o elogio da mediocridade”.
Este tem sido o lema do jornal e dos jornalistas de O MIRANTE. “É um jornal informativo de grande qualidade. De informativo passa a formativo por dar informação de qualidade. Ajuda a formar as pessoas que o lêem”.
Júlio Clérigo, presidente do Choral Phidellius, confessou-se surpreso pelo facto de ver reconhecido o mérito da associação que nunca se colocou em bicos dos pés. “Se alguém nos viu no meio da multidão foi porque nós lá estávamos”, diz a associação.
Catarina Marcelino, a directora técnica da Fundação Madre Luiza Andaluz, instituição de Santarém que acolhe crianças do sexo feminino abandonadas ou provenientes de famílias disfuncionais, levou para casa o prémio cidadania. “Este prémio é meu porque existe uma fundação Luísa Andaluz, porque existem meninas, porque existe uma e congregação porque existe uma família que está aí comigo”.
Catarina Marcelino recorda um pensamento de Luísa Andaluz que disse: “Passar fazendo o bem à imitação do mestre divino, tornar felizes os que nos rodeiam, que doce programa de vida”. Eu gosto deste doce programa de vida.
O director-geral de O MIRANTE, Joaquim António Emídio, lembrou que os tempos não estão fáceis para as empresas. “Às vezes parece que o país parou no tempo e que somos quase todos embalagens dos supermercados Continente e Pingo Doce”.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s